-
Arquitetos: Arii Irie Architects
- Área: 199 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Kai Nakamura
Descrição enviada pela equipe de projeto. O nome aparentemente estranho (Casa-Depósito), surgiu a partir de um pedido incomum recebido do proprietário de um restaurante. Ele estava procurando por um depósito para armazenar móveis e eletrodomésticos de cozinha que ele herdou do negócio da família. Ao mesmo tempo, ele estava ansioso para usar o armazém, tornando-o preferencialmente um pouco maior do que o necessário, podendo ser utilizando como uma casa de férias para sua família e amigos.
O terreno está localizado em Isumi, cidade na extremidade leste da Península de Boso, no Japão. Ao redor do lote, há uma área de baixa densidade, meio rural e meio residencial, com rica vegetação periférica que oferece proteção contra o vento forte do oceano. A brisa do mar é um aspecto que caracteriza a área, mais agradável no verão do que Tóquio.
Como o que seria armazenado no interior não era delicado em termos de temperatura e umidade, o armazém basicamente precisava ser um abrigo para proteção contra chuva e vento. O conceito era ampliar esse abrigo primitivo o máximo possível; criar uma peça de arquitetura pura a partir de uma pele externa.
A pele é composta por uma chapa metálica corrugada com espessura de 0,5 milímetros e policarbonato corrugado com o mesmo perfil. Não são utilizados vidros ou caixilhos fabricados, todas as janelas e portas foram feitas sob medida. Juntamente com as grandes portas de correr e as portas de abrir horizontais e verticais projetadas para refletir a luz natural quando estão abertas, há um conjunto de cortinas com tela mosquiteira que podem ser fechadas com velcro.
Dentro dessa pele externa espaçosa, uma tenda ou até mesmo um galpão adicional pode ser montado, se necessário. O objetivo era criar uma atmosfera naturalmente mutável e saudável, onde os habitantes respondem ao ambiente, encontrando diversão ao passar um tempo próximos à natureza.